Tuesday, June 16, 2009

entrevista 02 . el herbario modernista . roser lópez

'Exponer una idea una estética y una atmósfera
El elemento floral ha estado presente en las multiples disciplinas artísticas desde la antiguedad. Ya sea en pintura, cerámica, forja, vidriera, piedra y, evidentemente en tejido, entre otros materiales, se han plasmado las flores y as plantas de las diversas culturas que nos rodean. A finales del siglo XIX las flores adquieren un rol predominante en todo el arte catalán que contribuyó a crear un estilo modernista propio. él interés creciente por la naturaleza y el estudio científico de la flora como fuente de inspiración de los artistas modernistas se constata en todas sus obras; tanto arquitectos como decoradores, artistas, dibujantes o industriales utilizaron un amplio repertorio decorativo inspirado en el mundo vegetal.'
*fragmento . Revista Datatèxtil nº16 . CDMT. Roser López . Sílvia Carbonell


1.
QUICO ORTEGA . CDMT 2.3. IZ

. IZ . De onde surgiu a idéia da exposição?

ROSER LÓPEZ . Curadora . Centre de Documentació i Museu Tèxtil de Terrassa . CDMT
… a idéia do herbário modernista saiu do próprio museu, pq temos um importante acervo modernista, de tecidos e indumentária e fazia tempo q se falava em fazer algo sobre este assunto em paticular , pq a decoração modernista quase sempre, se baseia nos elementos decorativos florais e vegetais, nesse caso…temos muitos, tanto mostruários como indumentaria, roupa de cama e mesa, cortinados de época , peças com muitos elementos florais e vegetais. Então nasceu a ideia de tentar fazer uma exposição, mas claro que também precisávamos identificar os elementos…tipos de flores, plantas… e assim, dando início ao projeto, aconteceu a colaboração com a Universitat Autònoma de Barcelona(UAB) . Institut de Ciència i Tecnologia Ambientals (ICTA) , em pesquisas bastante específicas.

IZ . Em q consistiu exatamente essa colaboração do Institut de Ciència i Tecnologia… ?

ROSER LÓPEZ . Pois então, a princípio foram identificados todos os elementos vegetais e florais de todos os tecidos modernistas q temos no museu e se fez uma lista, uma relação com as espécies certificadas (estudo taxionômico)… a partir daí se trabalhou uma idéia para expor todo este material e mostrar de maneira q fosse claro e tranquilo para o público… assim se desenhou uma exposição q se divide em três âmbitos... bom, são 4 os âmbitos da exposição*, mas se pensou em 3: jardim, campo de cultivo e floresta, e a partir destes 3 espaços se distribuiu a seleção de peças mais interessantes de nossos acervos patrimoniais em relação as flores e elementos vegetais q cada uma incluía.

*El herbario modernista se ha estructurado en cuatro ámbitos. En el primero de ellos(La naturaleza domesticada) se explica en la idea de la naturaleza capturada en el hogar modernista. Mediante la reproducción de tres obras de Joaquim Vancells se evocan los ámbitos siguientes: el jardín, los campos de cultivo, y el bosque y la montaña.

. E quem fez a escolha destas peças?

As peças foram trabalhadas em equipe, aqui no museu existe uma equipe. Nesta exposição, a responsável pela área técnica Silvia Carbonell, eu como curadora e também a diretoria fizemos parte da escolha das peças, se valorizou tanto representatividade estética e histórica, assim como o estado de conservação. Como disse antes, cada peça tem os seus elementos, então, são escolhidas peças p cada âmbito em função de si… as flores ou os elementos vegetais, estão mais representados no âmbito da floresta, dos campos de cultivo ou dos jardins, pq por exemplo, existe algumas terras( ) q incluem elementos da floresta exemplo, a hera do bosque q está na montanha …em gde altitude, não?...por ex ,nos campos de cultivo, temos elementos modernistas mto típicos q aparecem bastante,como os limões, laranjas… e q mais ... as oliveiras e outras peças,assim como as papoulas e o tipo de elementos q aparecem nos campos daqui. Temos também na parte de flores, elementos q aparecem nos jardins e são mto representados, como a rosa, que é talvez a flor mais representada de todas… os cravos, os lírios e açucenas, penso que o lírio tanbém é bastante representado. Montamos a exposição um pouco em função disto…um pouco fictícia (licença poética)…se tentou distribuir estes elementos vegetais e estas peças , nestes âmbitos…um pouco para q as pessoas compreendam, q são espaços geográficos diferentes, mas tb para manter a idéia da exposição tendo uma introdução, que é o espaço caleidoscópico, as imagens …q é um pouco explicar que o elemento floral está presente na vida cotidiana, nos interiores das casas, no mobiliário, nas paredes, nos cortinados e também do quanto estamos imbuídos de um grande de jardim que está interiorizado em cada espectador.

IZ

. De quem foi a idéia da transparência, desta projeção múltipla e constante das imagens sobre os objetos?

Que difícil, saiu…não lembro exatamente ...não posso dizer que foi uma idéia somente minha... pq saiu de conversas da equipe em conjunto com a empresa q montava a exposição, um grande storming, e saem as coisas…então que dizer…entramos nesta espécie de introdução, de que estamos em um espaço como o de uma casa e então, seguindo um caminho que está marcado passamos por vários âmbitos da exposição, mas que na verdade é como distanciar-se de casa e da casa saímos ao jardim e do jardim, vamos mais além ,segue então os campos de cultivo e do campo passamos a floresta . q é o mais selvagem, não é?...

Um caminho bastante atrativo, várias espécies representadas e recriadas…

Sim, distanciar.se de casa para cada vez mais nos aproximar de uma natureza menos domesticada, até chegar na floresta. Jardim , campo e floresta… a exposição está montada assim.

Existe mais alguma coisa que queira falar?

A exposição está orientada e pensada para expor nosso acervo patrimonial modernista, mas há uma parte bastante importante q são empréstimos de outros museus ou de particulares, pq tentamos dar uma pincelada de como os elementos vegetais e florais se plasmam em outras técnicas artesanais e artesanato industrial deste momento histórico. O toque das plantas e flores são capturados em outros suportes, como a cerâmica, as esculturas em gesso, papeis pintados, projetos, desenhos para forja… e há algumas jóias também, a flora está presente em tudo, basicamente é uma exposição de elemento têxtil.
IZ

Do que você mais gostou desta experiência em trabalhar com o ICTA?

O que tem de bom em trabalhar com profissionais de outras disciplinas é q, bem…se somam os conhecimentos. Claro. evidentemente nós aqui temos uma grande quantidade de peças, existem os elementos florais e se você tem uma certa inquietude, pode identificar, mas há alguns q não… se precisa de uma ponte, e neste caso, um especialista em botânica q te ajude… realmente é muito interessante e traz muito de inesperado pq passamos a identificar melhor, podemos então ver q estas flores estão plasmadas e estão desenhadas e modificadas pelas mãos de um artista ou um desenhista q em seu momento fez um desenho, mas q são flores, que existem na realidade e que, bem…estes profissionais do mundo da botânica desvendam isto como uma grata surpresa.

*estúdio taxonómico . ICTA . se identificaron un total de 629 taxones correspondientes a 70 familias vegetales diferentes . sobre unas 700 piezas textiles de la colección del CDMT y otros muestrarios industriales particulares.

. É interessante perceber q das espécies identificadas nas amostras estudadas, 80% são recriações artísticas, entretanto somente 20% são fiéis a forma original , detalhe que fez mais importante a participação de especialistas no assunto, diante tanta diversidade...

Sim, a maioria das flores representadas nos tecidos não são representações botânicas muito identificáveis a 100%, e sim recriações de um artista inspirado pelo movimento estético do momento…desenhar …existem muitas maneiras de desenhar uma rosa…existe uma essência, uma linha básica, a flor certamente equivale a representação realista da natureza, e temos q buscar uma proximidade... e entra então o grande conhecimento de um botânico para distinguir uma representação floral q não é real, para q se possa identificá-la…claro, pq há flores que se afastam do realismo…e bem, tem quase sempre algum aspecto que permite descobrir a origem de suas formas...

QUICO ORTEGA . CDMT

. Por isso é necessária a intervenção de alguém q conheça…

Com certeza, perceber algo...como é uma pétala, como é um pistilo ou como é um caule. Que forma básica tem uma flor, em q é diferente de outra, apesar de não estar representada fielmente.É o mais complicado, mas também fascinante...
IZ
. Roser López trabalha no CDMT desde 1998, iniciou como colaboradora em projeto de atividades promovido pelo museu. Em 2003 se estabelece como curadora . Com formação inicial em Periodismo, segue com especializações . Máster de Gestión de Museus . Postgrado en Museografia Didática y Máster de Investigación Etnográfica .
*A exposição estará aberta até o dia 30 de junho . um trabalho q merece atenção .
Centre de Documentació i Museu Tèxtil de Terrassa . bcn

No comments:

Post a Comment